19400095_1398210253548559_6920579291305815024_n

E é SOLSTÍCIO – inverno no sul, verão no norte. Às 01h24 (br) 04h24 (ut), o Sol entra em Câncer, signo da casa, do ninho, da família, da raiz, marcando a nova estação.

O tempo tem suas formas de se apresentar, seja pelo passar das horas, das marcas pela pele, pela música e também pela noite mais longa. Aqui no hemisfério sul mergulhamos nesta noite mais longa, que toma espaço da luz do Sol, que cria fluxo para o encontro com o tempo da noite, do recolher e meditar.

Iniciamos o tempo da nutrição nesse 21/06, do encontro com o mais profundo para criarmos corpo raiz e ter potência aos montes para ocuparmos novamente a luz do dia.

Para brotarmos para a vida potente nos recolhemos e voltamos após eliminar o que não mais se compõe conosco, aproveite e mergulhe em si, perceba seu pulso e não tenha medo de virar raiz debaixo da terra, caminhe, descubra onde há espaço para relações verdadeiras e se reencontre com sua ancestralidade.

É a noite mais longa do ano, deixe seu corpo respirar aquecido, silencie e escute o pulsar da natureza.

Mani e a Mandioca – (lenda indígena)

De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Vivia feliz brincando pela tribo. Toda tribo amava muito Mani, pois ela sempre transmitia muita felicidade por onde passava.

Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada e triste. O pajé foi chamado e fez vários rituais de cura e rezas para salvar a querida indiazinha. Porém, nada adiantou e a menina morreu.

Os pais de Mani resolveram enterrar o corpo da menina dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume cultural do povo indígena tupi. Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas.

Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani). Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta.

Os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da indiazinha morta) e oca (habitação indígena).

– texto originalmente postado em Agência Cósmica de Inteligência .

dança dos planetas – lua minguando.