o corpo

No ingresso da Lua em Peixes, dia 01/08 às 19H36, Saturno que mexeu profundamente na dança dos planetas com seu movimento retrô estava estacionário, um quase pausar do movimento. Hoje segundona, a semana começa com o minguar da Lua pela água mutável, e Saturno direto pela água fixa do zodíaco.

Agora, sentimos a necessidade do novo olhar para a dança, observar todos os nós que essa retrogração indicou e nos colocarmos dispostos para seguir dentro desses fluxos de maneira harmoniosa, sem deixar que os velhos padrões apresentados até então, tomem conta novamente de suas vibrações.

Na dança dos planetas, observar é ter em mente que a dança fluída pode e deve tomar passos passados, desde que isso aconteça com uma nova postura, seja de abandono de instantes que não compõe mais a realidade como o reforçar de fluxos que devem sim serem levados com mais vigor.

Um movimento retrógrado, que tensiona causa em quem se dispõe a alegria de rever e de seguir. Se ele será mais ou menos tenso, sempre dependerá de como cada ser singular consegue delimitar suas ansiedades e desejos e abrir espaços para consgeuir não tropeçar na própria sombra. Evitando assim, novos espaços para velhos coágulos, ou até novos..

Gosto muito de uma fala coerente com esse momento do filósofo Gilles Deleuze¹ que quero trazer para ilustrar esse movimento de Saturno abandonando Escorpião e seguindo seu caminho para os horizontes de Sagitário:

“Tento explicar que as coisas, as pessoas, são compostas de linhas bastante diversas, e que elas não sabem, necessariamente, sobre qual linha delas mesmas elas estão, nem onde fazer passar a linha que estão traçando: em suma, há toda uma geografia nas pessoas, com linhas duras, linhas flexíveis, linhas de fuga etc”²

Todo fluxo que sempre trago na dança dos planetas, pausa com carinho um escutar de filósofos que trazem luz contemporânea para dançarmos entre planetas e signos, e assim, agora com Saturno direto por Escorpião, acredito que cada ser pode (caso ternha sentido vontade) e se observar e descobrir onde ou qual linha desses fluxos particulares estavam ou não precisando de atenção.

Continuar sentindo ainda, Saturno direto por Escorpião é poder se preparar para o encontro com Sagitário, seus horizontes, se dispor a tais conhecimentos necessários para avançar pelo signo do arqueiro sem tropeços, para tanto, nada de achar que não é necessário saber mais, estudar e se preparar.

O horizonte também pede conhecimento, e com ele pode-se ter em mente um caminhar mais leve sem pairar nas teias depositadas pelos trincos antigos. Cabe criar vínculos potentes para seguir alegre com conquistas de abandono e desapego de instantes que não mais se compõe, sabendo bem onde e como deixar claro que linhas de limites levantadas não são mera alegorias.

Em Escorpião durante o movimento retrô sentimos o que precisava de mais cuidado e também o que era necessário deixar feito lembrança em ações de delimitações, desapegos e amadurecimentos. Agora em direção direta pelo signo do ferrão, a dança pede um olhar de fortalecimento dos espaços conquistados por cada singularidade, compondo sem aflições vidas alegres.

Caso ainda exista algum coágulo pedindo cuidado ou calma para se dissolver em suas linhas íntimas, faça-o, não deixe que a dança se torne movimentos de quebras, deixe os fluxos seguirem leves, não foi uma dança tranquila para muitos nesse movimento retrô, ainda temos outros planetas retrogradando e dando tons ao baile planetário de forma tensa também.

O que alegra é que pelo menos com Saturno e seu posicionamento restritor e frio agora segue direto deixando claro que para alcançar o horizonte de Sagitário é necessário corpo e mente em harmonia sem pesos extras, afinal, o campo é grande e na entrada há um aviso: – para ir mais longe se alimente também de conhecimento e traga apenas o necessário consigo.

Se quiser um auxílio para seguir: a Lua mingua em Peixes. Aproveite para eliminar as linhas platônicas que podem alimentar estados de caos que não se compõe com a realidade e espaço fértil que Saturno irá realçar de agora em sua dança.

dia da Lua – dança dos planetas – Lua minguante.

¹Gilles Deleuze, filósofo frânces – 18/01/1025 – 04/11/1995.

²Livro Diálogos – Deleuze e Claire Parnet.