destque saturnoMuito se fala e se teme sobre o tal retorno de Saturno, que tem seu tempo de dança com duração de 02 anos e meio, e que a cada 28 anos aproximadamente conversa de perto com cada ser nessa multidão.

Longe de ser um movimento retrô, o retorno de Saturno é um encontro exato do planeta frio e seco com a posição exatada de quando cada vida se fez. Sim, todo mundo terá essa conversa de perto, como ela será, depende de como cada um lida com esse encontro.

Se observarmos as primeiras danças da vida de um recem nascido, tudo se aprende, do choro ao respirar, dos dentes ao caminhar, escrever e compreender bem o texto.. Assim que se corta o cordão umbilical, lá está Saturno abrindo as portas para a vida.

Quem é esse tal Saturno, que carrega suas Luas e ainda assim parece ser tão distante de sentimentos? Regente de Capricórnio e Aquário, tem qualidades diurnas, compreende os momentos de limitações, adversidades severas e pode ser reconhecido no céu cinza e nas nuvens de chumbo.

O que Saturno cobra? Conhecido pelas repartições celestes como o grande fiscal, o bom cobrador, o cara que sai checando o que foi ou não realizado, a cada ciclo desse planeta, a dança toma o tom e sua melodia questiona o amadurecimento, a responsabilidade, o modo de lidar com as perdas, a organização da vida, o desapego, os limites..

Para cada reencontro com Saturno, a qualidade das tensões e combranças giram em torno de como cada um lida com seus compromissos singulares ou plurais e assim, se saberá se o fluxo gera depressão ou crescimento.

Fácil e delicícia nunca será, afinal, não temos uma memória rica de detalhes dos aprendizados dos primeiros momentos da vida, dos primeiros passos, de falar os primeiros sons e a amadurecer cada instante do nosso corpo para nos desenvolver.

Tem uma música do Caetano Veloso – Boas Vindas que ilustra um pouco o que o retorno de Saturno reprensenta em nosso nascimento e em nosso desenvolvimento:

Eu digo que ela é gostosa
Tem o sol e tem a lua
Tem o medo e tem a rosa
Eu digo que ela é gostosa
Tem a noite e tem o dia
A poesia e tem a prosa
Eu digo que ela é gostosa
Tem a morte e tem o amor
E tem o mote, tem a glosa
Eu digo que ela é gostosa, eu digo que ela é gostosa..

Trago a composição feita para o nascimento por perceber que esse retorno de Saturno pode ser observado do ponto de vista do nascimento de alguém. Claro que quando ele retorna em seu ciclo ninguém morre para nascer de novo com tantos anos. Mas ele cobra o desapego do desnecessário, e indica os pontos para o amadurecimento, entre luz e sombra, é nosso tempo de entrar em comunhão com o tempo de Saturno.

Saturno, o grande senhor do tempo tem como princípios pedir e ou quando necessário cobrar o amadurecimento e a responsabilidade de cada pessoa. Seja aos 28 anos como aos 56, como no início da vida, dentro de cada pertinência de momento.

Vale lembrar também, que Saturno não mata ninguém, não carrega o suicídio dentro de seus fluxos. Mas sim, tem o compromisso de deixar tudo em ordem e a casa em dia, como eu ou você lida com cada fechamento de ciclo é que pode tornar esse encontro mais ou menos tenso.

Falar que será fácil, até podemos pensar assim, mas desde que se chegue nesse momento com assuntos já adiantados em nossa vida. Começar um pouco antes a arrumar e amadurecer o necessário, também cabe aqui, desapegar de momentos que não cabem mais.

A qualidade de Saturno não é das mais carinhosas, chegar com a casa em início de arrumação para esse encontro é ter em mente uma qualidade menos tensa para lidar com as cobranças e limitações. Afinal, Saturno é o grande banho de realidade da dança dos planetas, seu carinho é o  crescimento e o amadurecimento que ele nunca deixará para depois.

Um bom exemplo é quem carrega Saturno em Sagitário, hoje o movimento do planeta é retrógrado, ele está voltando para Escorpião para voltar ao signo do arqueiro. Quem tem Saturno no signo de fogo mutável, já sentiu onde e como Saturno vai atuar, junto a tudo isso, sem esquecer as cobranças naturais, amadurecer, ser dono da prórpia vida, ter e assumir responsabilidades.

Então cabe aqui, aos nativos de Saturno em Sagitário já trabalhar o que foi indicado pelo planeta. Assim, quando ele retornar e seguir signo a dentro, poderá ser menos tenso se cada nativo estiver arrumando a casa onde foi mostrado a necessidade de ajuste, caso não o faça, como dizia minha avó, a chence de fazer mais fácil existiu, agora é arcar com as consequências de forma nua e crua.

Pode-se até tentar pensar e dizer, mas eu não entendi o recado de Saturno e não sei por onde começar. Caso esse seja o seu momento, dá uma olhada ao seu redor mais íntimo, presta atenção ao que foi indicado como necessidade de mudança e amadurecimento, recorde o que é necessário abrir mão para consumar o crescer.

Não é fácil se olhar e muito menos mexer em todos esses fluxos, talvez por isso, a dança de Saturno consuma tempo e comprometimento do envolvido. Mesmo assim, ninguém escapa, não há facilitações por conta do planeta, ele está só emanando as partículas e vibrações que lhe competem, como eu ou você vai receber e lidar, ai depende do quanto se demorou em aceitar as voltas do tempo.

dia de Júpiter – dança dos planetas.